"E na clareza das palavras o mundo se fez entender..." (Victor Ferreira)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Projeto Felizconto. Quem somos?


Junho de 2009. Mês em que o sonho nasceu. Pré-vestibular. Pouco restava tempo destinado às atividades que me realizavam por completo. Ficar longe dos palcos, textos, ensaios e daquela rotina para mim essencial era quase que tortura.

Duas semanas foi o período dado no ano letivo para que os alunos pudessem usufruir de recesso. Não houve outra! Senti que o tempo precisava ser bem empregado e, na verdade, ele foi muito mais que isto. O tempo me permitiu dar origem a um projeto que aflorou ainda mais a minha sensibilidade, me fez um cidadão ainda mais consciente de minha função social e um ser-humano ainda mais investidor do amor por intermédio da solidariedade.

Em princípio chamada de "Embola", a ação foi programada de maneira que na primeira semana das férias os ensaios de um espetáculo infantil pudessem acontecer e os dias seguintes fossem ocupados pela apresentação deste em 5 instituições de caridade. Assim foi feito. Juntei-me com três amigas, também envolvidas com o trabalho teatral, e no mini-prazo montamos a peça "Embola História", cujo roteiro tratava da junção de três contos: "Chapeuzinho Vermelho", "João e Maria" e "Procura-se um Príncipe". Em 40 minutos de apresentação, sentíamos o puro envolvimento das crianças e o quanto era simples levá-las por alguns instantes a mundos extremamente lúdicos.

Terminado o proveitoso recesso,a correria de pré-vestibulando voltou à tona. No meu coração, entretanto, a lembrança dos sorrisos mais singelos e agradecidos não permitia que eu deixasse para trás um projeto assim.

Janeiro de 2010. Aprovado no vestibular, não mais havia pretexto para estacionar o voluntariado. Com o desencontro de horários, acabei, infelizmente, tendo que levar o projeto só, mesmo reconhecendo mais tarde que, na verdade, eu, no meio de meu generoso público, também estava bem acompanhado. Estava completamente envolto por amor, carinho, encanto e admiração.

Agora chamado de "Felizconto", o projeto traz como roteiro uma contação de histórias onde o personagem Teco, em pouco mais de 20 minutos, representa, através de recursos teatrais, as histórias "Bom Dia, Todas as Cores", de Ruth Rocha, e "As Maçãs Mágicas", de minha autoria. Terminada a contação, são desenvolvidas atividades que se relacionam de alguma forma com as histórias, e crianças, pais e funcionários acabam por deixar sem perceber a imaginação dar o comando.

Com primeiras edições no Hospital Infantil Varela Santiago, o projeto engatinhou e passou a visitar demais instituições de caridade. Chegamos ao Orfanato Nosso Lar, no bairro de Lagoa Seca, e ao Centro de Educação Infantil Mãe Sinhá, em Parnamirim. Bem recebidos, colorimos por corridas horas a dura realidade de inúmeras crianças.

Ter sempre ao meu lado pessoas que apostam e compram os meus sonhos comigo é primordial. Familiares e amigos se envolveram no projeto de maneira estimulante. Fosse por doação de materiais, fosse por doação de amor, ou de pura entrega. Em visitas, o projeto também recebe voluntários que se engajam de alguma maneira no trabalho. Não houve uma edição que eu precisasse de amigos comigo e que estes não estiveram à disposição. A todos o meu muito obrigado.

Depois de 20 edições, o projeto vem se organizando e ganhando forças com o apoio de parceiros humanizados e realizadores de sonhos. Para o próprio voluntário, o retorno é mais que valioso. Somente o fato de saber que é útil e importante para alguém que precisa dele já é em muito encantador.

Hoje, a inserção do "Parceiro Felizcontente" acontece de diversas maneiras. As atividades são divididas entre grupos, de maneira que, quando unidos, possam realizar as edições do projeto:


1) Voluntariado de Animação

A ação se dá pela visitação dos voluntários às instituições e à execução de atividades recreativas com o público atendido.


2) Voluntariado de Apoio

Também requer a visita do voluntário às instituições e consiste no apoio deste quanto aos serviços necessários para o evento, seja na cozinha, seja no transporte, seja na montagem de estrutura, na limpeza, ou na instalação de recursos utilizados no evento.


3) Voluntariado de Produção

A este voluntário é dada a função de promover, divulgar, bem como reunir os integrantes para o planejamento de programação. Também compete a ele o agendamento de horários, a apresentação do projeto e o cadastramento das instituições.


4) Voluntariado Financeiro

Consiste na doação de materiais utilizados pelo projeto nos eventos. Para isso, uma lista de material é sistematicamente divulgada e o voluntário pode arcar com algum tipo de contribuição.


As visitas hoje ocorrem semanalmente, sendo intercaladas entre o Hospital Infantil Varela Santiago e o Orfanato Nosso Lar. Em breve daremos início às edições também em outras instituições. O integrante pode engajar-se em mais de um serviço voluntariado.

É de maneira singela que conseguiremos transformar a nossa sociedade. É tentando, de início , envolver de amor o meio no qual estamos inseridos para que o afeto seja expandido e o mundo possa, ainda, mudar para melhor. É possível ver tudo o que está acontecendo e ficar parado? Se temos acesso a ferramentas que podem ser usadas para as mudanças, porque não usá-las? Porque não engajar-se?


Para tornar-se "Parceiro Felizcontente", entre em contato conosco, através de projetofelizconto@hotmail.com. Contamos com você nessa empreitada por quem precisa da gente!


Victor Ferreira

Projeto Felizconto

Um comentário:

Gabriela Roots disse...

Estou com você nesse projeto! Te amo muito, parabéns pela atitude.